quinta-feira, 29 de julho de 2010

[Games] - Como Comprar Jogos na PSN

Baseando em um tutorial muito bom feito pelo Murilo, da comunidade do PS3 no Orkut, resolvi fazer esse tutorial pra auxiliar o pessoal que procura uma maneira fácil de fazer suas compras na PSN usando cartão de crédito ou o famoso PSN Card. Não é difícil, mas é preciso seguir os passos de forma exata para não haver problemas, pois há muitas reclamações a respeito dos usuários da máquina da Sony.

Primeiro é importante saber que ainda não existe a PS Store Brasileira, não pelo menos enquanto escrevo esse tutorial, apesar das várias especulações. Isso significa que só é possível comprar jogos, Add-ons e DLC's com cadastro de usuários de outros países, especialmente EUA, Japão ou algum país da União Européia. Então, pode até ter sua conta brasileira, mas saiba que isso te limitará para ter 100% da capacidade de seu console.

Feito isso, vamos ao tutorial:

1 - Se cadastrar na PSN. Como dito anteriormente, é preciso se cadastrar com uma conta de outro país. Esse tutorial segue o cadastro de uma conta AMERICANA. Então, preste atenção antes de começar o seu. No caso americano, há estados que cobram taxas extras sobre seus produtos vendidos. São impostos normais, mas variam de estado para estado. Alguns estados são garantidos que não possuem essa taxa (que é sempre bem pequena), como Califórnia e Nevada. Mas isso ainda não depende de você. Ideal é que você se cadastre com um endereço do mesmo CEP de seu cartão de crédito. Como fazer isso? Pegue o CEP da rua de onde seu cartão está cadastrado, o endereço do titular do cartão. O meu, por exemplo, é 13607-XXX (ocultado o final por razões óbvias), da cidade de Araras-SP. Entre nesse SITE e digite os primeiros 5 dígitos do CEP como um ZIP CODE americano. No meu caso, foi "13607" e caiu na cidade de Alexandria, no estado de Nova York. Daí a achar um endereço qualquer na internet dessa cidade no Google é bem fácil. Eu mesmo peguei o endereço da igreja central da cidade. Basta apenas preencher o cadastro com somente o endereço "falso", nome e todo o restante são meus mesmo, inclusive e-mail.

Em "Street Adress 1" se coloca a rua, "City" a cidade (no meu caso, Alexandria), “State/Province” o estado (NY) e "Postal Code" o importante, o ZIP CODE/CEP, 13607 no meu caso.

Agora, precisa-se definir como será pago sua compra. Através de cartão de crédito ou PSN Card.

Cartão: muitos tem dito que cartão VISA não funciona para compras na PSN, mesmo sendo Internacional e mesmo CEP do ZIP CODE do cadastro. Então, procure usar MASTERCARD (no meu caso, usei do Banco Santander, e funcionou).

O próximo passo é cadastrar os dados do seu cartão. Para isso, na própria XMB do console, navegue em PlayStation Network > Account Management > Account Information > Billing Information. Onde diz “Card Type”, selecione a bandeira do seu cartão (MASTERCARD no meu exemplo). Na opção “Cardholder’s Name”, coloque o nome que aparece no cartão. No campo “Card Number”, coloque o número do seu cartão, sem hífens. Em “Expires On”, coloque a data de validade que aparece no seu cartão. E onde diz “Card Security Code”, coloque o código de segurança do seu cartão. Feito tudo isso, dê um Continue. A próxima tela será do endereço de cobrança do cartão. Deixe o endereço igual ao que você cadastrou na PSN, mas no campo “Postal Code” é onde será necessário colocar o CEP/ZIP CODE. Do meu exemplo é o 13607. Após isso, dê um “Confirm”. Se tudo estiver certo, você verá uma mensagem dizendo que os dados foram inseridos com sucesso. A partir daí, você poderá comprar o que desejar diretamente ou adicionar fundos à sua carteira virtual. Para isso, vá em PlayStation Network > Account Management > Transaction Management > Transfer to Wallet > Credit Card e escolha o valor desejado.

Agora, entre na PS Store, escolha a jogo e será possível comprá-lo sem maiores dificuldades. Depois, vem a fatura no cartão de crédito, sempre com uma taxa de dolar melhor que do mercado comum. Procure se informar em seu banco.

PSN Card: aqui a maneira mais fácil e simples, porém, mais cara. Compre os PSN Cards, seja onde for, loja física ou internet (há vários no Mercado Livre, muitos com bons preços). Existem de de U$10, U$20, U$50 e U$100, mas sempre vendidos a valores mais altos em reais, mais que o dobro devido a diferença cambial e o lucro do vendedor. Com o cartão ou o código desse (em casos de compra online), é hora de inserir os códigos para ganhar seus créditos. Navegue até PlayStation Network > Account Management > Transaction Management > Transfer to Wallet > PlayStation Network Card. Na tela que aparece, você verá três campos. É só digitar a sequência de códigos em cada campo (três campos com quatro números cada) e pronto! Se der certo, você verá uma mensagem avisando que determinada quantia foi depositada em sua carteira virtual. Vale lembrar que estes créditos não têm data para expirar, portanto pode comprar sossegado!

Bom, é isso. Há diferenças em compras feitas na PSN Americana, Européia e japonesa. Fique atento à isso. E boa sorte!

0 comentários: