terça-feira, 3 de agosto de 2010

[Geral] - Emulador Win Mobile com Internet


Uma maneira muito interessante de entrar no mundo dos Palms e Smartphones é através de seus emuladores. Com eles, é possível testar praticamente todas as maneiras de como trabalhar, seja através de aplicações ou de funções presentes em praticamente todos os computadores de mão hoje disponíveis no mercado. E aqui, apresentarei um dos Sistemas Operacionais mais populares: como não poderia deixar de ser, é o Windows, no caso, a versão Windows Mobile.

Ele é bem chato de ser encontrado para download no site da Microsoft, então uma maneira mais simples de baixar o emulador do Windows Mobile é acessando o portal especializado em PDA's, o PDAExpert. Através desse link AQUI é possível baixar as duas versões do emulador, tanto a Standard quanto a Professional. Recomendo a segunda. E, claro, para nós brasileiros, vale o link da versão PTBR.

Mas, mesmo depois de instalado, existe um problema recorrente entre os usuários. O uso da compatibilidade de internet, principalmente para baixar arquivos para testes (afinal, essa é a finalidade do emulador). Bom, configurar o emulador do Windows Mobile é menos difícil do que parece, apesar da solução não ser tão clara para os menos experientes.

Primeiro, que é preciso ativar a "placa de rede" do emulador. E isso só é possível se você tiver instalado em seu PC o "Virtual PC 2007" (ou superior) da Microsoft. Caso não tenha, pode ser baixado AQUI.

Após feito isso, abra o emulador e siga as instruções "File > Configure". Encontre a aba "Network" e ative a rede NE2000 PCMCIA (lembrando que essa ativação só é possível ser feita caso tenha o Virtual PC instalado). Feito isso, feche e reinicie o emulador.

Já dentro do emulador, navegue até as configurações de rede do Mobile. Maneira fácil de chegar até ela é usar o menu Iniciar > Configurações > Conexões > Placas de Rede. Feito isso, encontre a placa Ethernet compatível com "NE2000" (que foi habilitado a pouco) e configure sua rede conforme a disposição da internet local (caso haja IP fixo, DNS, Gateway... isso varia de local pra local, precisa conhecer a sua).

Após tudo configurado, seu Emulador já deve estar compatível com a Internet. Testar é simples, pode abrir o Internet Explorer ou algum outro navegador que prefira usar. Não é uma dica de um especialista no assunto, mas é bastante útil para leigos como eu. Boa sorte.

Um comentário:

Leandro Cez�rio disse...

eu estou testando o windows mobile 6 mas nao consegui configurar com a dica que deu, eu ja tenho na maq instalado o virtual pc console, mas nao entendi bem a função dele poderia explica-lo? obrigado.