quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Última Queda de Neve em SP

São Paulo não é o estado mais frio do Brasil. Apesar de ter a terceira capital mais fria, atrás apenas de Curitiba e Porto Alegre, o estado é o quarto, atrás dos três sulista. Em uma localização geográfica de 23°54′S, 46°63′W tem climas considerados subtropical, tropical de altitude e tropical. E quando se fala em neve no país, atualmente somente dois estados tem presenciado o raro fenômeno por aqui, apenas Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O Paraná, apesar de temperaturas baixíssimas em algumas cidades (em especial Palmas). Porém, o estado de São Paulo também já houve registro de neve, apesar de não ter havido acúmulo ou, em alguns casos, derretia ainda antes de chegar ao solo.
As seguintes imagens são da cidade de Apiaí, no sul do estado, cerca de apenas 30 mil habitantes.




Essa é a única queda de neve registrada com fotografias oficialmente no estado de São Paulo no século XX.





Nesse século, o estado não passou nem perto de acontecer o fenômeno novamente. Talvez, não aconteça para sempre. Em Buenos Aires, ano passado, nevou no dia da independência argentina, depois de 90 anos.




No estado, houve ocorrência de neve em Campos do Jordão em 1928 e 1942 e na capital 25 de junho de 1918.




A neve em Apiaí foi um fenômeno tão inesperado que aconteceu durante o dia (normalmente a noite costuma ter as mais comuns ocorrências). Aconteceu em 17 de julho de 1975, mesmo dia do famoso dia da neve de Curitiba.




Esse ano, o fenômeno La Niña promete deixar as temperaturas baixas somente até a metade do outono, então, deverá ser mais um inverno frio e seco.


1 comentários:

sdf disse...

La ninã tem um inverno mais seco e frio ...e não quente....

O ano passado foi afetado pelo El ninõ q é o aquescimento das águas do Pacifico e este ano é o inverso.