quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Em Busca de Confusão

Filme clássico dos clássico da Sessão da Tarde (eita geração que gosta de coisa tosca essa minha). É claro, não passou nem perto da quantidade de exibições de outros filmes (ninguém pensou em Lagoa Azul, né?) e tampouco próximo do sucesso de outros filmes, como Curtindo a Vida Adoidado e De Volta para o Futuro, só pra ficar em dois monstros de seus gêneros. Mesmo assim, vale a pena ressucitar esse filme "pérola", cujo nome o narrador das chamadas da Sessão da Tarde adora: "Em Busca de Confusão".

A história não poderia ser mais clichê/brega: os amigos Dabney e Cosmo costumam aprontar as piores travessuras com um instrutor do acampamento onde seus pais costumam lhes mandar todo o verão. E claro, sempre o coitado do instrutor chamado Bruce se dá mal. E, eis que no verão seguinte, quando eles estão para serem mandados novamente para o mesmo acampamento pelo "bom comportamento", eles conhecem outros três seres iguais a eles: James, especializado em bombas caseiras e química em geral, Jenny, viciada em jogos e apostas e Angela que, bom, ela não faz nada mas é legal - além de não falar uma só palavra.

Quando eles se reunem no aeroporto para mais um verão no acampamento, descobrem que Jenny e James já armaram contra Bruce (sempre ele, coitado) e que agora estão "livres" dentro do aeroporto. Quando tentam burlar a segurança para entrar na pista, são reconhecidos e fogem para dentro um avião de um empresário, amigo do pai de Cosmo, chamado Norman Decker. Ao chegarem lá, além de encontraram um pequeno avião particular cheio coisas interessantes (como gás do riso, cobra em aquário, uma cozinha completa, etc), são surpreendidos por dois sequestradores que planejavam sequestrar o avião de Normam. Só que não esperava encontrar o grupo ali. Surpresa para todos, inclusive para o próprio Norman Decker, que tinha mandado plantar uma bomba dentro do avião para explodí-lo e pegar o dinheiro do seguro, já que ele estava virtualmente falido!!! (eu disse que era brega esse roteiro, mas isso que torna a coisa legal)

O casal de sequestradores, como não poderia deixar, são tremendamente atrapalhados (lembra do clichê de Esqueceram de Mim, por exemplo?). Além de serem um casal, digamos, nada formal. Que o diga a cena de ambos na cama, enquanto as crianças estão no centro do avião. Ah claro, esqueci de mencionar: para completar o roteiro bacana (brega igual essa expressão), Cosmo é filho de piloto e sabe pilotar a nave, o que (claro), não poderia deixar de acontecer, o avião é obrigado a decolar contra a vontade de todos ali dentro. Assim, temos no ar dois sequestradores atrapalhados, um grupo de jovens delinquentes (mas nem próximo de violentos) e os pais em terra torcendo para que o avião não volte (sim, isso mesmo). Será que eles eram tão ruins assim?

No final, é claro que os garotos prendem os sequestradores dentro do avião (em cenas de comédia pastelão), o empresário que queria explodir o avião é preso dançando hare krishna no aeroporto, eles se livram da bomba ainda no ar e conseguem posar o avião em segurança, pra alegria de todo o aeroporto, inclusive de seus pais que os rejeitavam (sentiu o drama da coisa?). Então, pra não ficar mais no lenga lenga, segue algumas das frases (e situações) mais marcantes desse clássico da tosquice que é impossível de se achar na Internet pra baixar, infelizmente:

* Cosmo: "Esse é o avião de Norman Decker, o cara que construiu seu império do nada!"

* James: "O cara é tão maluco que mantem Óxido Nitroso no avião... gás do riso!"

* Cosmo, ao ver o casal de sequestradores se beijando na cabine: "Oh Deus, não permita que eles se reproduzam a se multipliquem em outras formas iguais dentro da cabine!"

* Dabney, entrelaçando os braços atrás da cabeça: "Oh Jurgen, Jurgen, como você é violento Jurgen, oh"

* Jenny: "Como eu iria saber, 'não use o microondas meninos, pode afetar a bomba!'"

* Cosmo: "Hey, é melhor vocês serem mais claros nas instruções do manual, eu não quero estar pousando um avião de 15 toneladas e descobrir que vocês estavam me ensinando a fazer café"

* Jurgen: "Essas crrrianças são malvadas Katyana, estou dizendo, elas me drrrrogarrram"

* Angela: "-"

Assim que minha busca de quase dois anos do filme para baixar for concluída, posterei aqui o link para quem quiser relembrar esse clássico da tosquice!!!

2 comentários:

Unknown disse...

Tbm estou a procura desse filme. Muito bom (no sentido da nostalgia). Adoraria rever esse clássico, assisti muito.

Ana disse...

Oi, também estava a procura do filme já fazia algum tempo, e encontrei a alguns dias. Segue o link para o filme dublado: http://sessaotarde.blogspot.com/2011/06/filme-em-busca-de-confusao-bad.html