sábado, 26 de setembro de 2009

Problema e Solução de chip inválido no MP7



Importante saber, antes de começar, que essas informações foram retiradas de um forum, específico, sobre celulares e MP7, MP8, 9, 10 em geral. Logo, não é garantia de resolver seu problema mas, dado a considerável quantidade de pessoas que conseguiram resolver o problema, vale a informação. Inclusive porque eu consegui, logo, é informação testada por mim.

Outra informação importante a relatar é que usei para meu aparelho e meu problema específico com chip da Claro, mas parece que funciona quando o erro persiste por chip de qualquer operadora e com vários modelos de aparelhos. Confira a lista no thread do forum.

Segue as instruções. Parece difícil, mas realmente não é. Você só precisa ter algum conhecimento do funcionamento de seu celular e perceber caso precise pular alguma etapa. Está bastante resumido, então, boa sorte:

1) Retire a bateria de seu aparelho e verá no cel uma etiqueta escrito "IMEI" e 15 números. Anote esses números, mas o que vale são apenas os 14 primeiros números. Recoloque a bateria, feche o celular e ligue-o.

Observação importante: No meu caso, eu havia pego o IMEI discando *#060# e aparecia o número 135790246811220. Porém deve-se pegar o IMEI atrás da bateria. Só que, no caso do meu aparelho, não tem esse número de forma clara. Meu aparelho é um MP7 Kaiomy Aegis 886 (também serve para o modelo 889, sendo esse apenas de cor diferente). E atrás da bateria constava esse número com o modelo do aparelho entre ele: S/N 29AEGIS886091301222. Ou seja, considerei meu IMEI sendo 29886091301222 desconsiderando a palavra AEGIS entre os números e deu certo!

2) Baixe o programa dessa página (é necessário se cadastrar para baixar).

3) Instale e abra o programa "MTK IMEI" - IMEI.

4) Conecte o aparelho ao computador. No celular, clique no ícone "port com" ou "com port", ou o nome que constar no seu aparelho (no meu apareceu como "porto com"). Se seu celular foi reconhecido, pule esse passo. Caso contrário, se não for reconhecido pelo computador de primeira, será necessário baixar o drive de reconhecimento. Faça o seguinte:

4.1 - Entre AQUI e baixe o Drivers Mt 6227 para seu sistema operacional de seu computador.
4.2 - Descompacte o arquivo ZIP e clique em SETUP.EXE para instalar o programa.
4.3 - Após instalar conecte o celular com o programa que acabou de instalar fechado.
4.4 - Vá na opção "PORTO de COM" no celular, e quando pedir o driver mostre para ele a pasta DRIVER que está na pasta descompactada "MT6227 " que você baixou.
4.5 - Clique em CONTINUAR ASSIM MESMO e pronto... ele vai emular uma porta COM na USB que vc conectou o celular.

5) Na tela de trabalho vá no item "Meu Computador", clique com o botão direito, depois vá em "Propriedades", depois em "Hardware" e depois em "gerenciador de dispositivo". clique duas vezes no ícone "Portas (COM & LPT)". Anote o número da porta... vai estar escrito "porta de comunicação (COMx)".... esse "x" é o número da porta. No meu caso foi COM4 (é assim na maioria, mas confirme o seu).

6) Entre no programa MTK-IMEI e vá na aba (Configuration). Clique em "enter configuration mode"... coloque a senha em maiúscula: MIADM (e dê OK);

7) Coloque o número da porta COM (descoberto acima) no campo "COM§°:"

8) selecione "write sim card 1 imei" (ou card 2 caso seu chip esteja inválido no chip 2).

9) No campo "Current IMEI" apague o que vai estar lá (talvez esteja vazio) e coloque os 14 digitos copiados do aparelho (esqueça o 15° número).

10) Deixe desmarcada a opção AUTO GENERATE IMEI;

11) Clique em "save all configurations". Após isso o programa vai pedir para ser fechado. Feche-o e o abra novamente em seguida.

12) Na aba "OPERATION" vai estar o IMEI INPUT... veja se é o mesmo número que você colocou anteriormente. Se estiver vazio, coloque novamente seu IMEI. Clique em "Start".

Pronto... feche o programa... desconecte o celular do computador. Desligue o aparelho e espere alguns segundos e religue-o. Deve funcionar. Caso não dê certo, tente novamente e, em outro caso de não der certo, tente procurar outra alternativa, como levar a um agente autorizado. Espero que ajude alguém. Boa sorte. Se o seu aparelho é o mesmo modelo do meu, é praticamente certeza que funcionará. Se é modelo diferente (mesmo sendo MP8, MP9, MP10 e de outras marcas), também deve funcionar como mostra o thread. Se ainda lhe restar alguma dúvida, entre em contato comigo e ajudarei no que for possível, sem esquecer que meu conhecimento é baseado nas informações que peguei da Internet, não sou garantia de resolver seu problema, mas estou disposto a ajudar.

28 comentários:

Anônimo disse...

Simplesmente fantástico. Simples como falou e funcionou de primeira! Realmente os IMEIS vieram repetidos e tem apenas que substituir pelo IMEI do próprio aparelho...obrigado companheiro.

Mara Avelar disse...

pra arrumar meu mp10 pq nada que foi dito nesses foruns adiantara. Primeiro pq meu mp10 quando conecto o cabo usb só tem armazenagem de massa e web cam e segundo pq não consigo entrar naqueles nº *#3... #

Unknown disse...

bah
deu certinho
vlw mesmo !

Unknown disse...

Fiz o recomendado e agora meu MP12 VAIC Strike C90e voltou a aceitar o CHIP da Vivo, porem de outras operadoras como: Tim, Claro e Oi aparece a mensagem de "emergencia".

Pode me auxiliar na resolução do problema.

DONA MODA disse...

OLA ESTOU COM UM PROBLEMINHA NO MEU CELULAR ..MINI IPHONE,QUERIA SABER SE VC PODERIA ME AJUDAR A RESOLVER , ELE SUPORTA DOIS CHIP E COLOQUEI NO INICIO UM DA CLARO E ELE NAO DAVA PROBLEMA NENHUM..DEPOIS QUE EU COLOQUEI O CHIP DA OI ELE NAO MANDA MENSAGEM PELO CHIP DA OI ... VC PODERIA ME AJUDAR ..DESDE DE JA AGRADEÇO A SUA ATENÇAO

FlareFox disse...

oi! maravilhoso! funcionou direitinho com meu mini iphone (ipobre ¬¬ heuehuehue) mas o SIM2 não funciona nem por decreto :T mas um só ja ta bom pra mim, por enquanto! vc tem alguma solução pra isso? :)
muito obrigada pelas suas dicas!

Lorena Lima disse...

Funcionou da maneira que vc ensinou, nenhum dos dois chips funcionavam no aparelho e testei os dois e deu certo, muito obrigada pela ajuda. Beijos

Unknown disse...

oi, só tive problemas com o ultimo passo, não estou conseguindo colocar o numero do imei no espaço "imput imei"! sabe o que pode ser? obrigada!

Unknown disse...

Bom dia amigo, tbm tenho um Kaiomy, só que o meu parou de funcionar os 2 chips, eu uso um Oi e um CLARO, tentei baixar esse programa e não consegui, é muito grande? será que vc consegue me enviar?
abrçs e obrigado
lfstoque1@hotmail.com

lkmotion disse...

eU eSTOU COM pROBLEMA tipo na PORTA ...QUANDO EU COLOKO O CELULAR Ñ APARECE NAS PORTAS APARECE OUTROS DISPOSITIVOS NELE APARECE O PROBLEMA NOME: MT***5 (ESSE SERIA O Nº DA PORTA?

o erro no programa da ( MT***5 IS NOT a Avalid integer value )

Unknown disse...

demais , fui na loja onde comprei o mp10 e o cara me cobrou 100 reais.
valeu deu certo pros dois imeis.........

Unknown disse...

Simplesmente fantástico, muito fácil mesmo, baste querer e ler. Muitas vezes as pessoas acham que sabem e tentam pular etapas ai se quebram.
Valeu brother. Pessoas assim são estremamente importantes.

André disse...

Parabens, funcionou perfeito, uma dica verifique sempre se o driver é igual ao postado, Se não for procure na net o driver correto, no meu caso o driver era mt6235, consegui no www.4shared.com, depois e so seguir a instalação, valeu mesmo!


André

Unknown disse...

Cara eu arrumei mas de dois em dois dias ele reinicia e fica novamente com o SIM Inválido

Dany disse...

Não deu certo comigo, eu baixei o programa dai tive que baixar o outro, porque não estava reconhecendo, só que meu celular é um Hiphone A630 e não está aparecendo nada quando conecta ele, e os 2 chips estão mostrando como inválidos, o que fazer? Grata!

Maus disse...

E isso ai kra deu certinho!! A unica diferenca e que meu drive era o 6235 mas o google me ajudou a encontra-lo. Em pensar que a assistencia queria me cobrar R$80,00 pra fazer isso.

Valeu mesmo!!

Maus disse...

E isso ai kra deu certinho!! A unica diferenca e que meu drive era o 6235 mas o google me ajudou a encontra-lo. Em pensar que a assistencia queria me cobrar R$80,00 pra fazer isso.

Valeu mesmo!!

Unknown disse...

Parabéns!!! Sua dica foi muito boa. Comigo também funcionou. Mas, tem um pequeno problema... Meu telefone é o F160 - Quadrichip (4 chips). Para o SIM 1 e SIM 2 funcionou perfeitamente, mas, para o SIM 3 e SIM 4? O que faço? O programa só deixar mudar o IMEI do SIM 1 e SIM 2. Será que você teria o programa para que eu possa alterar também o SIM 3 e SIM 4? Desde já obrigado.

RaFaEl_8-18 disse...

Funcionou perfeitamente! Só tive que repetir a operação para o segundo chip. O meu celular é um MT6225, com chip da oi e da tim.
Vlw!

Eliane Oliveira disse...

EU NAO CONSEGUIR PORQUE QUANDO CHEGA NA ULTIMA PARTE NAO DA PRA COLOCAR O NUMERO DE SERIE, DÁ ERRO

Unknown disse...

deu tudo certo!!!!!
muito eficiente!!!!
vlw!!!!

Unknown disse...

nossa!sensacional! o meu é um e71i genérico.ficou 100%.valeu meu amigo.

Profª Áurea de História disse...

Obrigada! Valeu amigo!

Mário Gondim disse...

Valeu pela Dica! Excelente, deu tudo certo e ainda no windows 7 ultimate!
Economizei uma boa grana (quase levava naquelas lojinhas de conserto de celular) e ia gastar no mínimo uns 50 conto pra consertar esse problema em 02 celulares).

Alessandro disse...

Valeu muito obrigado estava desisperado pois tenho Um Mini Hiphone N8 e funcionou direitinho! MUITO OBRIGADO

Jesus Ateu disse...

nossa man, muito obrigado, resolveu meu problema perfeitamente, já sei o que fazer caso aconteça de novo, está de parabéns seu tutorial

Jesus Ateu

Unknown disse...

chegou da fase dois de fazer os negócios, que é instalar, e eu já não consegui
pq não aparece nada pra instalar, muito menos se cadastrar
o que me resta é comprar outro ship

Unknown disse...

Não consigo baixar os aplicativos, alguém de boa para enviar pra mim? Por favor