domingo, 19 de abril de 2009

A Linda Cidade de São Paulo

Muitas vezes, influenciadas pela mídia em geral, criamos opiniões que (apenas nas nossas cabeças) se tornam 'verdades'. Não é bem assim. E, uma dessas opiniões clássicas que criamos falsamente é sobre as cidades brasileiras e mundiais em geral.

Aqui no Brasil temos certas "classificações" para nossas cidades, de acordo com as características que mais as marcam. Então, é fácil dizer que o Rio da Janeiro é a cidade maravilhosa, pelas suas belezas naturais. Salvador é a capital afro e alegre do país, com o maior carnaval de rua. Em geral, todas as capitais nordestinas tem uma característica semelhante a Salvador. No Norte, temos as cidades do povo hospitaleiro. E no sul, as capitais organizadas, do povo educado e politizado.

Não é que isso seja mentira. Muitas dessas características são verdades. O Rio tem belezas naturais mesmo, Salvador tem povo alegre e Curitiba é sim uma cidade bem organizada e de população culta, no geral. Mas, o que sobra para São Paulo? São Paulo fica com os piores "títulos generalizados" criados e adotados muitas vezes até por paulistanos. É a cidade feia, suja, cinza, do trabalho, do stress, do trânsito. São vários os apelidos pejorativos que muitos, principalmente na televisão, gostam de propagar contra a cidade. Também nem todos são mentiras. Há sim sujeira, poluição, trânsito, stress e tudo mais. Mas, por que nossa cidade não pode valorizar suas melhores características? Seria uma mentira chamar São Paulo de cidade LINDA?

Muitas pessoas acham que essa característica da cidade é uma heresia. Como pode São Paulo ser linda? Mas é! Tem todos os seus problemas, como todas as cidades tem, mas tem muitas e muitas áreas lindas, cosmopolitas, exemplares, dignas de respeito. Essas áreas são enormes, maiores do que a maioria das cidades no mundo. E eis que um de seus moradores está fazendo um trabalho fantástico para desmistificar (ou seria valorizar?) o fato de São Paulo ser sim muito linda! Uma das cidades mais belas e diversas do mundo. O 'nome' dele é Tchello, do forum SkyscraperCity. Suas fotos são simples, exatamente como de um turista. Mas revelam uma São Paulo que, muitos paulistanos mesmos, não conhecem.

Pra você que acha que São Paulo não tem bairros parecidos com cidades do interior, com tranquilidade... se surpreenda! Se acha que São Paulo é suja, feia... veja que é lima e organizada! Se acha que a cidade é mal cuidada... simplesmente não é! Se acha que São Paulo são apenas edifícios velhos e caindo aos pedaços... está redondamente enganado! Aproveite e conheça São Paulo, veja como a cidade tem a oferecer e como ela é bela nos mais variados sentidos.

Eis a LINDA Cidade de São Paulo em fotos (se prepara, são mais de mil fotos):

O maravilhoso bairro do Jardim América em São Paulo!

São Paulo no que tem de melhor: ser cosmopolita. Bem vindos ao Bom Retiro!

Coleção Bairros de São Paulo: Campos Eliseos

A beleza oculta da região da Sé!

A agradável periferia da zona sul: Interlagos!

O bairro boêmio underground paulistano: Consolação!

Chácara Klabin: um maravilhoso bairro paulistano de classe média sem holofotes!

O badaladíssimo bairro de Moema!

O tão falado Morumbi!

O emergente Jardim Anália Franco!

Higienópolis-São Paulo: tradicionalmente Chic!

A agradável surpresa da zona leste: Penha!

Surpreenda-se com o Butantã!

Bela Vista/Bixiga: um dos mais tradicionais bairros de São Paulo!

Pompéia - Simplesmente adorável!

Reduto operário da Mooca.

Coleção Bairros de São Paulo - Brás/Pari

O coração da Zona Norte: Santana!

Outro agradável bairro da periferia da zona sul: Saúde!

Tem muito mais de onde esses vieram. Visitem: http://www.skyscrapercity.com/forumdisplay.php?f=1119

1 comentários:

paulo disse...

Concordo totalmente! O Tchello retrata simplesmente a realidade!
Não entendo por que SP recebeu o rótulo de "feia", e muitos paulistanos aceitam isso passivamente. SP é igual 90% das grandes cidades do 3o. mundo, tem partes feias e partes bonitas, mas o "feio" sempre chama mais atenção.
Ora!!! Os distritos pobres ou degradados não são mais do que 15 entre os 96. São quase 50km2 de parques para 23km2 de favelas. As áreas naturais, Cantareira, Serra do Mar, Jaraguá, Bacia Guarapiranga-Billings ocupam inacreditáveis 500km2, 1/3 do município.
Nossa área nobre é maior que Salvador inteira, e fora dela há dezenas de distritos de classe média super agradáveis como Santana, Horto, Tatuapé, Penha, Sacomã, Ipiranga, São Domingos e outros...
SP é linda!!!