quinta-feira, 30 de abril de 2009

Onde estão os jogos de Volei?

Jogos de videogame sobre esportes são clássicos. Quem não se lembra dos dois quadradinhos de cada lado da tela rebatendo um pontinho em uma espécie de 'ping-pong' pré-histórico dos games? Com o avanço dos jogos ao longo do tempo, não poderiam deixar de vir novos jogos sobre os mais variados esportes. Os mais populares, futebol e futebol americano - populares na industria dos games, que fique bem claro.

As séries futebolísticas, apesar de já terem contado com trocentos títulos variados, principalmente nas gerações 16 e 32 BITS, acabou bi polarizando entre FIFA Soccer (o mais tradicional) e Winning Eleven (ou Pro Evolution Soccer), que roubou o mercado do FIFA anos atrás, mas ambos voltaram a ter uma briga dura na Next-Generation. O outro grande esporte virtual popular é o futebol americano (amém!) com a série da Eletronic Arts, Madden NFL. Já houveram vários outros jogos também de outras produtoras, mas nunca nenhum ameaçou a liderança do jogo com o nome de John Madden, lenda no esporte, tanto como técnico como comentarista (recentemente aposentado, infelizmente). Ainda falando em Eletronic Arts, a empresa ainda aposta sempre as fichas em seu jogo da NBA, o NBA Live. Mas aqui, assim como na guerra virtual do futebol da bola redonda, há outra força considerável, o NBA K (a letra "K" costuma representar os anos em que o jogo é lançado, ex: NBA 2k7 = NBA 2007). Há também o NBA Shotout, mas com menos sucesso. Mesmo assim, várias opções.

Ainda existem os outros esportes com boas quantidades e variedades de estilo de jogos, como os de Formula 1, de corridas de Turismo, de golfe (muito popular nos EUA), baseball (com os jogos da MLB), Hockey no gelo (os da NHL) e vários outros. Porém, um esporte muito popular, especialmente em Olimpíadas, é esquecido sempre: o volei!

O Volleyball, ou simplesmente volei, tem pouquíssimos títulos e, ainda assim, para gerações bem velhinhas, especialmente a geração 16-BIT. Obviamente que não conheço todos os títulos, mas fazendo uma busca rápida por sites de emuladores, encontra-se quase sempre apenas os títulos (ambos na foto) Volleyball Twin e Super Volley, o mais legalzinho, mas longe de ser um grande jogo. O primeiro tem um esquema de jogo meio falho, porém tem a "vantagem" de mostrar a quadra inteira. Já o segundo, é quase um game paródia do esporte, mostrando a quadra do nível do chão. Ou seja, você vê apenas o lado dos personagens, sem ver diretamente o chão. Porém, isso não impede ele de ser o jogo mais bem feito do esporte... quer dizer, o mais divertido.

Ambos pecam por serem simplistas (devido a tecnologia da época) e não terem nomes de jogadores reais. Aliás, são baseados apenas em Seleções nacionais. Como não ganharam versões modernizadas, acabaram ficando como ícones do esporte nos games. Talvez haja outros jogos, mas desconheço. Com certeza, uma das grandes dificuldades seria usar uma engine que chegasse o mais próximo do jogo de hoje em dia. Afinal, é um jogo que exigiria 12 personagens jogáveis praticamente ao mesmo tempo na tela (haja carregamento e pixels), sem contar torcida, técnicos, juízes que poderiam ser inclusos. Outro grande desafio seria com a velocidade. Ajustar a velocidade de esportes como futebol ou basquete são fáceis, agora o volei é muito dinânico, poderia transformar a tela num vai-e-vem descontrolável em caso de 'rali' (palavra estranha). E claro, a jogabilidade teria que ser super fácil para acompanhar a velocidade extrema que o jogo teria. Sinceramente, não parece impossível apostar num jogo assim, poderia ser sim bem decente. Mas o problema é outro...

O volei é muito popular, mas nem tanto. Se parar pra pensar, vários esportes tem jogos porque possuem ligas muito fortes nos EUA (NBA, NHL, MLB, NFL). O volei não possui sequer uma liga profissional por lá. Possui sim no Japão, outro grande produtor de jogos, mas estranhamente nem eles apostam em games assim. Talvez pela popularidade ociosa que o esporte possui. Ainda existem outras grandes ligas (não de baseball) ao redor do mundo, especialmente na Itália, Espanha, Russia e Brasil. Mas nenhum desses países tem mercado consumidor de jogos suficientes pra valer o trabalho sério de uma empresa em um título. Se houvesse o jogo, com certeza se basearia principalmente nas Seleções. Afinal, qual o grande clube de volei no mundo? Quando se pensa em futebol, milhares de clubes vem a mente. No Basquete, temos Boston Celtics, Chicago Bulls, Los Angeles Lakers. No Baseball, New York Yankees e Boston Red Sox. Mas no volei, nunca existiu uma liga com primazia sobre as outras. Talvez, isso afugente as empresas de games, já que basear a popularidade em um jogo de seleções apenas já era. Antigamente, os WE's eram apenas de seleções ou da liga japonesa (J-League), mas com o tempo, percebeu-se que apostar na paixão clubística rendia mais. Afinal, paixão por clubes é muito maior que por seleções nacionais.

Por essas e outras, fica difícil imaginar uma EA, uma Konami ou qualquer outra grande trabalhando em um jogo de volei. Quem sabe um dia, seria realmente interessante, até como alternativa. Mas, por enquanto, é só um saque fora.

0 comentários: